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Fazer Download agora!Corpo e cultura midiática: fronteiras (in)visíveis à prática pedagógica da Educação Física. Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
BISCARO, Marlene Vitoria.

O objetivo desta dissertação foi investigar as relações entre as representações do corpo (preocupação essencial da Educação Física) e a cultura midiática (aspecto marcante da contemporaneidade). Considerando que a cultura e suas representações se transformam ao longo do tempo, foi necessário rever o percurso histórico da Educação Física no Brasil, as diversas concepções teóricas e as relações entre a Educação Física e a posição do corpo no contexto da Educação Física escolar. A cultura midiática influencia a construção das representações. Assim, o pressuposto é que as representações estereotipadas sobre corpo sejam alimentadas ou questionadas durante a formação inicial dos professores e contribuem para a continuidade ou melhoria das práticas pedagógicas a fim de romper com concepções e modelos que instrumentalizaram e instrumentalizam o corpo e que ainda estão presentes na escola. A pesquisa se fundamentou na abordagem qualitativa, cuja natureza exploratória envolve o levantamento realizado por meio da pesquisa de campo amparada pela pesquisa bibliográfica. Participaram da pesquisa 70 acadêmicos do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior do interior do estado do Paraná. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário online, com perguntas abertas e fechadas. A partir do aporte teórico de autores tais como Soares (2001), Bauman (2001), Darido e Rangel (2005), Santaella (2008), Neira e Nunes (2008) entre outros, percebeu-se que a mídia fixa determinado modelo de imagem corporal a ser seguido e que atende a veemência do mercado do consumo. Foi possível perceber que as influências da mídia estão presentes entre os graduandos de Educação Física e que isso deve ser motivo de reflexão em razão da importância que os futuros professores têm na formação das crianças e adolescentes. Considera-se que a busca incessante pela beleza na modernidade líquida é preocupante. Destaca-se que cabe ao profissional da área uma reflexão crítica para futuras intervenções pertinentes aos reflexos que o corpo midiático exerce nos sujeitos e como esses padrões sociais se constroem na sociedade.

Palavras-Chave: Educação Física. Corpo. Mídia. Educação.

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