Educadores


Ínicio : Arte : Dissertações : 

Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Notícia virtual: um olhar sobre a linguagem imagética  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ZUTIM, Sueli

O presente estudo decorre do interesse em aprofundar conhecimentos referentes à utilização da linguagem imagética nos noticiários da internet, que se constitui, na atualidade, no meio de comunicação mais rápido e dinâmico. Apresenta uma reflexão acerca de notícias virtuais que abordam o tema natureza nos sites da WWF-Brasil e da Greenpeace-Brasil. A pesquisa objetivou detectar se as notícias veiculadas são coerentes com o enunciado das respectivas missões dos sites. Selecionaram-se duas notícias vinculadas ao tema em cada site; estas foram analisadas quanto à relação de coerência ou não com os objetivos estabelecidos pelas próprias organizações. O estudo, desenvolvido em quatro capítulos, utiliza a linguagem metafórica para estabelecer uma relação entre o bordado do ponto cruz e a história; traça um percurso por diferentes épocas, temas e fotógrafos; reflete sobre o uso da linguagem imagética presente nos textos de notícias virtuais; e a liberdade de criar novas imagens, resgatar memórias e despertar sentidos, com base na leitura das fotografias inseridas nas reportagens analisadas. A observação, usada como método para interpretar e descrever, revela que as notícias publicadas pelas duas ONGs se apropriam da linguagem escrita e da linguagem fotográfica, empregando suas potencialidades para despertar sentidos e apresentar e/ou representar realidades como recursos de persuasão dirigidos aos visitantes dos sites.

Palavras-chaves: Fotografia. Linguagens imagéticas. Experiência. Leitura. Notícias virtuais. Apresentação-representação.

Downloads 18875  18875  Tamanho do arquivo 2.58 MB  Plataforma Universidade do Estado de São Paulo - UNESP  Site http://athena.biblioteca.unesp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.