Educadores

Galerias de Imagens > Brasões - Municípios Paranaenses > Brasões

Bom Sucesso do Sul



Símbolo Cívico

 

Criado pela Lei Municipal Nº29/93 o brasão do município foi idealizado pelo senhor Reynaldo Valascki, conforme modelo em anexo:
Escudo tipo português, dividido em seis partes desiguais assim descritas: O campo superior direito apresenta três aspectos distintos: ao alto o firmamento, na cor branca, com algumas nuvens.

Na parte intermediária, lembrando as matas extintas, há, na cor verde, a representação de vários exemplares de pinheiros (Araucária Augustifolia). Na parte inferior deste campo há uma figura de um colono preparando a terra para a plantação com um arado puxado por uma junta de bois, todos em suas cores. O campo superior esquerdo, na cor branca, representa uma sala de aula com um quadro (tendo em seu interior um mapa do Estado do Paraná), um globo terrestre, um livro aberto, um tinteiro com uma pena que serve de caneta. Representam a educação e a cultura do município.

Entre duas partes superiores, ao alto, aparece um escudete em branco, com a figura de Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira do município. Dividindo as partes superiores das inferiores há, ao centro do Escudo, uma faixa ondeada, em azul, que corresponde à hidrografia do município especialmente ao Rio Vitorino (que margeia a cidade). Na parte inferior direita, há ao longe, o firmamento, na cor branca com algumas nuvens sobre pequenas elevações do terreno, na cor azul. Há também, um trator dirigido por um técnico, preparando a terra para o plantio. No campo inferior esquerdo há, ao longe, montanhas, na cor azul.

Sobre elas o firmamento, na cor branca, e o sol nascente na cor amarela. Na vegetação verde da planície há a figura de um touro da raça “nelore”, uma cabeça de suíno, uma cabeça de ave, um galo e uma galinha, todos em suas cores. Ao centro das partes inferiores e na extremidade há um pequeno campo, em branco, semelhante à figura de um triângulo, tendo ao centro uma cruz em vermelho, representa a saúde dos munícipes. O escudo é encimado por uma coroa mural de oito torres, na cor prata (branca), das quais apenas 5(cinco) são visíveis, com as portas em vermelho, representa os poderes constituídos do município. Como suporte para o Escudo, há duas mãos se cumprimentando sobre uma engrenagem.

A engrenagem representa a indústria e as mãos em cumprimentos representam a união dos povos, raças e credos. Do lado direito do escudo figuram hastes de milho e ramos de feijão, ambos frutificados em suas cores. Do lado esquerdo há duas hastes de trigo e ramos de soja, ambos frutificados em suas cores, representam as principais culturas agrícolas do município. Na extremidade inferior do Escudo há um listel, na cor vermelha com a seguinte inscrição em preto: 08/01/1990 – BOM SUCESSO DO SUL – 01-01-1993, que correspondem respectivamente, à data de criação, o topônimo e a data de instalação do Município.

Símbolo Cívico Criado pela Lei Municipal Nº29/93 o brasão do município foi idealizado pelo senhor Reynaldo Valascki, conforme modelo em anexo: Escudo tipo português, dividido em seis partes desiguais assim descritas: O campo superior direito apresenta três aspectos distintos: ao alto o firmamento, na cor branca, com algumas nuvens. Na parte intermediária, lembrando as matas extintas, há, na cor verde, a representação de vários exemplares de pinheiros (Araucária Augustifolia). Na parte inferior deste campo há uma figura de um colono preparando a terra para a plantação com um arado puxado por uma junta de bois, todos em suas cores. O campo superior esquerdo, na cor branca, representa uma sala de aula com um quadro (tendo em seu interior um mapa do Estado do Paraná), um globo terrestre, um livro aberto, um tinteiro com uma pena que serve de caneta. Representam a educação e a cultura do município. Entre duas partes superiores, ao alto, aparece um escudete em branco, com a figura de Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira do município. Dividindo as partes superiores das inferiores há, ao centro do Escudo, uma faixa ondeada, em azul, que corresponde à hidrografia do município especialmente ao Rio Vitorino (que margeia a cidade). Na parte inferior direita, há ao longe, o firmamento, na cor branca com algumas nuvens sobre pequenas elevações do terreno, na cor azul. Há também, um trator dirigido por um técnico, preparando a terra para o plantio. No campo inferior esquerdo há, ao longe, montanhas, na cor azul. Sobre elas o firmamento, na cor branca, e o sol nascente na cor amarela. Na vegetação verde da planície há a figura de um touro da raça “nelore”, uma cabeça de suíno, uma cabeça de ave, um galo e uma galinha, todos em suas cores. Ao centro das partes inferiores e na extremidade há um pequeno campo, em branco, semelhante à figura de um triângulo, tendo ao centro uma cruz em vermelho, representa a saúde dos munícipes. O escudo é encimado por uma coroa mural de oito torres, na cor prata (branca), das quais apenas 5(cinco) são visíveis, com as portas em vermelho, representa os poderes constituídos do município. Como suporte para o Escudo, há duas mãos se cumprimentando sobre uma engrenagem. A engrenagem representa a indústria e as mãos em cumprimentos representam a união dos povos, raças e credos. Do lado direito do escudo figuram hastes de milho e ramos de feijão, ambos frutificados em suas cores. Do lado esquerdo há duas hastes de trigo e ramos de soja, ambos frutificados em suas cores, representam as principais culturas agrícolas do município. Na extremidade inferior do Escudo há um listel, na cor vermelha com a seguinte inscrição em preto: 08/01/1990 – BOM SUCESSO DO SUL – 01-01-1993, que correspondem respectivamente, à data de criação, o topônimo e a data de instalação do Município.