Educadores

Galerias de Imagens > Brasões - Municípios Paranaenses > Brasões

Porecatu

O Brasão do município de Porecatu é de autoria do heraldista Professor Arcinoé Peixoto de Faria, da Enciclopédia Heráldica Municipalista. O escudo samnítico usado para representar o Brasão de Armas de Porecatu, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influência francesa , herdado pela heráldica brasileira, como evocativo de raça colonizadora e principal formadora da nossa nacionalidade. A coroa mural que sobrepõe é o símbolo universal dos brasões de domínio que, sendo de argente (prata), de oito torres, das quais são visíveis em perspectivas do desenho, classificada a Cidade representada na Segunda grandeza, ou seja, sede de comarca.
A cor azul do campo do escudo é símbolo de justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade. Na parte superior do escudo, a flor de liz de argente (prata) encimada pela coroa da Rainha de Jalde (ouro), lembra o orago de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Cidade. As três estrelas de jalde (ouro), representam os três membros da família Lunardelli, fundadores da Cidade; os irmãos Urbano e João Lunardelli, nas estrelas acantonadas e a figura patriarcal de Ricardo Lunardelli na estrela isolada. Ao termo, a cachoeira de argente (prata) e aguada de azul, despencando de penhascos de verde, vem a se constituir no parlantismo do brasão, uma vez que o topônimo Porecatu significa Cachoeira Bonita, em Tupi-guarani e originado do Salto de Capivara do Rio Paranapanema. A cor prata representada na cachoeira e na flor de liz, simboliza a paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade, o ouro das estrelas e da coroa da Rainha Padroeira, é o símbolo de glória, grandeza, riqueza, esplendor e soberania; o esmalte sínopla (verde) dos penhascos, significa em heráldica a honra, civilidade, cortesia, abundância e alegria. É a cor simbólica da esperança, porque lembra os campos verdejantes na primavera, fazendo esperar copiosa colheita. Nos ornamentos exteriores, o galho de café frutificado e a haste da cana, ambos ao natural, lembram no Brasão os principais produtos oriundos da terra dadivosa e fértil, que se constitui no esteio da economia municipal. No listél de golões, cor simbólica da dedicação.Amor pátrio, audácia, intrepidez, coragem, valentia, inscreve-se em letras argentinas (prateadas), o topônimo Porecatu, ladeado pelos milésimos "1943" da criação do distrito e "1947" de sua emancipação política.

O Brasão do município de Porecatu é de autoria do heraldista Professor Arcinoé Peixoto de Faria, da Enciclopédia Heráldica Municipalista. O escudo samnítico usado para representar o Brasão de Armas de Porecatu, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influência francesa , herdado pela heráldica brasileira, como evocativo de raça colonizadora e principal formadora da nossa nacionalidade. A coroa mural que sobrepõe é o símbolo universal dos brasões de domínio que, sendo de argente (prata), de oito torres, das quais são visíveis em perspectivas do desenho, classificada a Cidade representada na Segunda grandeza, ou seja, sede de comarca. A cor azul do campo do escudo é símbolo de justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade. Na parte superior do escudo, a flor de liz de argente (prata) encimada pela coroa da Rainha de Jalde (ouro), lembra o orago de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Cidade. As três estrelas de jalde (ouro), representam os três membros da família Lunardelli, fundadores da Cidade; os irmãos Urbano e João Lunardelli, nas estrelas acantonadas e a figura patriarcal de Ricardo Lunardelli na estrela isolada. Ao termo, a cachoeira de argente (prata) e aguada de azul, despencando de penhascos de verde, vem a se constituir no parlantismo do brasão, uma vez que o topônimo Porecatu significa Cachoeira Bonita, em Tupi-guarani e originado do Salto de Capivara do Rio Paranapanema. A cor prata representada na cachoeira e na flor de liz, simboliza a paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade, o ouro das estrelas e da coroa da Rainha Padroeira, é o símbolo de glória, grandeza, riqueza, esplendor e soberania; o esmalte sínopla (verde) dos penhascos, significa em heráldica a honra, civilidade, cortesia, abundância e alegria. É a cor simbólica da esperança, porque lembra os campos verdejantes na primavera, fazendo esperar copiosa colheita. Nos ornamentos exteriores, o galho de café frutificado e a haste da cana, ambos ao natural, lembram no Brasão os principais produtos oriundos da terra dadivosa e fértil, que se constitui no esteio da economia municipal. No listél de golões, cor simbólica da dedicação.Amor pátrio, audácia, intrepidez, coragem, valentia, inscreve-se em letras argentinas (prateadas), o topônimo Porecatu, ladeado pelos milésimos "1943" da criação do distrito e "1947" de sua emancipação política.