Educadores

Galerias de Imagens > Brasões - Municípios Paranaenses > Brasões

Pinhalão

 Descrição Coroa Mural: de prata (argenta) com 6 torres, 4 a vista, representando a fortaleza que protege a cidade, símbolo da própria cidade, cuja comunidade vive dentro dela e para ela.

Campo Superior do Escudo: ocupando metade do mesmo, desde o chefe ao centro, em azul, cuja cor simboliza harmonia, saber, lucidez, intelectualidade etc. e representa o céu sempre azul de nossa pátria, tendo a destro (direita) e sinistro (esquerda) no campo azul do escudo, dois pinheiros, símbolos do estado e do município em sable (preto) que significa benignidade, riqueza e solidariedade. Ao centro do campo azul, uma flor de liz em prata, simbolizando a fé cristã de nosso povo, Nossa Senhora.

Ponta do Escudo: a destro e sinistro e ponta do mesmo, em jales (ouro) cortado por um rio, Ribeirão Grande em azul, o ouro simbolizando a riqueza que a terra nos fornece e o arado ou charrua em goles (vermelho), símbolo tradicional do trabalho agrícola, cuja cor vermelha significa luta árdua, o que diz bem da faina do nosso lavrador ao amainar a terra, semear e colher.

Apoios: são os ramos de café a destro do escudo, principal produto como base econômica do município e a sinistro do escudo, um ramo de milho, cujos ramos super-carregados de frutos e flores, simbolizam na heráldica super-colheita, produção farta.

Listél: A lista que contém o dístico, como legenda, PINHALÃO, nome da cidade pelo brasão representado, tendo a sua direita (destro) em ponta o dia e o mês da criação do município - 14/11 e a sinistro, na ponta, o ano da criação 1951, tornando-se município e fazendo-se parte integrante do desenvolvimento de nosso estado e pujança de nossa pátria.

Descrição Coroa Mural: de prata (argenta) com 6 torres, 4 a vista, representando a fortaleza que protege a cidade, símbolo da própria cidade, cuja comunidade vive dentro dela e para ela. Campo Superior do Escudo: ocupando metade do mesmo, desde o chefe ao centro, em azul, cuja cor simboliza harmonia, saber, lucidez, intelectualidade etc. e representa o céu sempre azul de nossa pátria, tendo a destro (direita) e sinistro (esquerda) no campo azul do escudo, dois pinheiros, símbolos do estado e do município em sable (preto) que significa benignidade, riqueza e solidariedade. Ao centro do campo azul, uma flor de liz em prata, simbolizando a fé cristã de nosso povo, Nossa Senhora. Ponta do Escudo: a destro e sinistro e ponta do mesmo, em jales (ouro) cortado por um rio, Ribeirão Grande em azul, o ouro simbolizando a riqueza que a terra nos fornece e o arado ou charrua em goles (vermelho), símbolo tradicional do trabalho agrícola, cuja cor vermelha significa luta árdua, o que diz bem da faina do nosso lavrador ao amainar a terra, semear e colher. Apoios: são os ramos de café a destro do escudo, principal produto como base econômica do município e a sinistro do escudo, um ramo de milho, cujos ramos super-carregados de frutos e flores, simbolizam na heráldica super-colheita, produção farta. Listél: A lista que contém o dístico, como legenda, PINHALÃO, nome da cidade pelo brasão representado, tendo a sua direita (destro) em ponta o dia e o mês da criação do município - 14/11 e a sinistro, na ponta, o ano da criação 1951, tornando-se município e fazendo-se parte integrante do desenvolvimento de nosso estado e pujança de nossa pátria.