Educadores

Galerias de Imagens > Brasões - Municípios Paranaenses > Brasões

Vera Cruz do Oeste

O Brasão de armas do Município de Vera Cruz do Oeste é composto de um escudo.

ORNAMENTOS EXTERNOS DO ESCUDO:
TIMBRE
Coroa Mural em Argente (prata), de oito torres ameadas, das quais apenas cinco são visíveis e suas portas abertas evidenciando o caráter hospitaleiro do povo do município.
O metal argente (prata) tem o significado heráldico de amizade, trabalho, prosperidade, verdade, lealdade, nobreza e inteligência.
SUPORTES
Sustentam o escudo, a destra (direita) um ramo de soja e a sinistra (esquerda), um ramo de algodão, ambos frutados e ao natural, lembram os produtos oriundos da terra dadivosa e fértil, e que constituem a base da economia do município.
Listel em blau (azul) tendo a data em que Vera Cruz do Oeste foi elevada à categoria de Distrito e também a data em que foi elevada à categoria de Município. Abaixo do Listel, encontramos uma haste de milho e outra de trigo, cruzadas, também ao natural e frutificada, representando ainda um produto importante da região.
ESCUDO
O Escudo Clássico Flamengo-Ibérico ou Português era usado em Portugal, na época do Descobrimento do Brasil, herdado pela heráldica brasileira pelos primeiro colonizadores e desbravadores de nossa Pátria.

ESCUDO (Parte Superior)

O escudo traz em campo azul uma estrela de cinco pontas, que é o símbolo da ascendência.
O esmalte azul simboliza heraldicamente a justiça, a formosura, a nobreza, a dignidade, a lealdade, representa ainda, serenidade e a busca de Deus pelo homem no azul do firmamento.

ESCUDO (Parte Central)

O escudo é interceptado por uma faixa oblíqua que parte do canto inferior direito, na cor ouro, que representa a glória, esplendor, riqueza, grandeza, sabedoria, fé, prosperidade e generosidade.
No centro desta faixa estão inseridos três escudetes.
No escudete à destra, em cor branca, encontra-se inserido um braço de armadura empunhando uma tocha, simbolizando: pulso firme e vontade férrea de vencer.
No escudete do centro encontra-se um livro aberto, representando a educação e a cultura, uma das grandes lutas e preocupações do Sr. Antonio Villas Boas, o fundador do Município, e também uma das prioridades do orçamento municipal.
No escudete à sinistra, em branco, temos inserido um capacete alado que lembra Mercúrio, representando o comércio, peça importante no Brasão de Armas, visto o comércio do município ser bem desenvolvido e de grande expressão econômica para a região.

ESCUDO (Parte Inferior)

Na parte inferior do escudo em campo verde, o escudo é interceptado por três rios, que são os principais da região. São eles: São Francisco Falso Braço Norte, Corvo Branco e São Pedro.
No mesmo campo sobre os rios, encontramos uma tora com uma serra, simbolizando a reserva de madeira da região, um dos principais produtos para a industrialização da região e de grande importância para o município.

O Brasão de armas do Município de Vera Cruz do Oeste é composto de um escudo. ORNAMENTOS EXTERNOS DO ESCUDO: TIMBRE Coroa Mural em Argente (prata), de oito torres ameadas, das quais apenas cinco são visíveis e suas portas abertas evidenciando o caráter hospitaleiro do povo do município. O metal argente (prata) tem o significado heráldico de amizade, trabalho, prosperidade, verdade, lealdade, nobreza e inteligência. SUPORTES Sustentam o escudo, a destra (direita) um ramo de soja e a sinistra (esquerda), um ramo de algodão, ambos frutados e ao natural, lembram os produtos oriundos da terra dadivosa e fértil, e que constituem a base da economia do município. Listel em blau (azul) tendo a data em que Vera Cruz do Oeste foi elevada à categoria de Distrito e também a data em que foi elevada à categoria de Município. Abaixo do Listel, encontramos uma haste de milho e outra de trigo, cruzadas, também ao natural e frutificada, representando ainda um produto importante da região. ESCUDO O Escudo Clássico Flamengo-Ibérico ou Português era usado em Portugal, na época do Descobrimento do Brasil, herdado pela heráldica brasileira pelos primeiro colonizadores e desbravadores de nossa Pátria. ESCUDO (Parte Superior) O escudo traz em campo azul uma estrela de cinco pontas, que é o símbolo da ascendência. O esmalte azul simboliza heraldicamente a justiça, a formosura, a nobreza, a dignidade, a lealdade, representa ainda, serenidade e a busca de Deus pelo homem no azul do firmamento. ESCUDO (Parte Central) O escudo é interceptado por uma faixa oblíqua que parte do canto inferior direito, na cor ouro, que representa a glória, esplendor, riqueza, grandeza, sabedoria, fé, prosperidade e generosidade. No centro desta faixa estão inseridos três escudetes. No escudete à destra, em cor branca, encontra-se inserido um braço de armadura empunhando uma tocha, simbolizando: pulso firme e vontade férrea de vencer. No escudete do centro encontra-se um livro aberto, representando a educação e a cultura, uma das grandes lutas e preocupações do Sr. Antonio Villas Boas, o fundador do Município, e também uma das prioridades do orçamento municipal. No escudete à sinistra, em branco, temos inserido um capacete alado que lembra Mercúrio, representando o comércio, peça importante no Brasão de Armas, visto o comércio do município ser bem desenvolvido e de grande expressão econômica para a região. ESCUDO (Parte Inferior) Na parte inferior do escudo em campo verde, o escudo é interceptado por três rios, que são os principais da região. São eles: São Francisco Falso Braço Norte, Corvo Branco e São Pedro. No mesmo campo sobre os rios, encontramos uma tora com uma serra, simbolizando a reserva de madeira da região, um dos principais produtos para a industrialização da região e de grande importância para o município.