Educadores

Galerias de Imagens > Brasões - Municípios Paranaenses > Brasões

Paranaguá

O escudo sanifico, usado para representar o Brasão de Armas de Paranaguá, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal, por influência francesa, mostrando aqui a raça latina colonizadora, que foi a principal formadora da nacionalidade brasileira.

A coroa é o símbolo universal dos brasões do domínio, classifica a cidade que representa a Segunda grandeza, ou seja, sede da Comarca.

O mar, a caravela e a cruz são um chamado ao passado, para lembrar a época de colonização, quando a baía de Paranaguá vieram aportar as caravelas lusitanas.

O Escudo é formado pela coroa com oito torres de prata, um campo verde com uma caravela navegando sobre as ondas de prata na cor preta, ostentando nas velas a Cruz de Cristo, em vermelho e uma faixa em azul com o perfil de uma ilha, um sol nascente em ouro. Como suporte temos à esquerda uma haste de cana, e à direita um galho de café entrecruzados na ponta, sobre os quais está uma faixa em vermelho, contendo em letras de prata o nome " Paranaguá" contornados pela data de " 29 de julho de 1648".

O mar significa ira freada, benignidade ou liberdade; e a caravela, " ânimo forte" - que resiste aos mais graves perigos da guerra e à adversidade da vida . (Fonte: Projeto Onze)

O escudo sanifico, usado para representar o Brasão de Armas de Paranaguá, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal, por influência francesa, mostrando aqui a raça latina colonizadora, que foi a principal formadora da nacionalidade brasileira. A coroa é o símbolo universal dos brasões do domínio, classifica a cidade que representa a Segunda grandeza, ou seja, sede da Comarca. O mar, a caravela e a cruz são um chamado ao passado, para lembrar a época de colonização, quando a baía de Paranaguá vieram aportar as caravelas lusitanas. O Escudo é formado pela coroa com oito torres de prata, um campo verde com uma caravela navegando sobre as ondas de prata na cor preta, ostentando nas velas a Cruz de Cristo, em vermelho e uma faixa em azul com o perfil de uma ilha, um sol nascente em ouro. Como suporte temos à esquerda uma haste de cana, e à direita um galho de café entrecruzados na ponta, sobre os quais está uma faixa em vermelho, contendo em letras de prata o nome " Paranaguá" contornados pela data de " 29 de julho de 1648". O mar significa ira freada, benignidade ou liberdade; e a caravela, " ânimo forte" - que resiste aos mais graves perigos da guerra e à adversidade da vida . (Fonte: Projeto Onze)