Educadores

Galerias de Imagens > Bandeiras - Municípios Paranaenses > Bandeiras

Vera Cruz do Oeste

Representada em sinopla (verde), por simbolizar heraldicamente a juventude, a esperança, a alegria, a fertilidade do solo, bem como os campos verdejantes que constituem a esperança sempre renovada e a alegria do povo.
As faixas que esquartejam a bandeira, formam uma cruz que representam o topônimo da cidade.
As faixetas extremas que compõem esta cruz são goles (vermelho), uma homenagem ao fundador do Município, goles por ser o esmalte representativo da audácia, da altivez e da glória. Símbolo de dedicação, amor pátrio, intrepidez, coragem, valentia, entusiasmo, vida e força. Qualidades estas, dignas de seu fundador Sr. Antonio Villas Boas, que jamais trepidou em afrontar as asperezas da luta para dar melhores condições ao povo de seu Município.
A parte central da faixa é branca, simbolizando a paz, a pureza, a religiosidade e o espírito de ordem e trabalho de seu povo.
No ponto de intersecção das faixas, está o centro de um círculo que se funde com as faixetas brancas da bandeira.
O círculo branco é o símbolo heráldico da eternidade, porque se trata de uma figura geométrica que não tem princípio nem fim, e na bandeira representa ainda a própria cidade sede do município. No  centro deste círculo se insere o Brasão de Armas.

Representada em sinopla (verde), por simbolizar heraldicamente a juventude, a esperança, a alegria, a fertilidade do solo, bem como os campos verdejantes que constituem a esperança sempre renovada e a alegria do povo. As faixas que esquartejam a bandeira, formam uma cruz que representam o topônimo da cidade. As faixetas extremas que compõem esta cruz são goles (vermelho), uma homenagem ao fundador do Município, goles por ser o esmalte representativo da audácia, da altivez e da glória. Símbolo de dedicação, amor pátrio, intrepidez, coragem, valentia, entusiasmo, vida e força. Qualidades estas, dignas de seu fundador Sr. Antonio Villas Boas, que jamais trepidou em afrontar as asperezas da luta para dar melhores condições ao povo de seu Município. A parte central da faixa é branca, simbolizando a paz, a pureza, a religiosidade e o espírito de ordem e trabalho de seu povo. No ponto de intersecção das faixas, está o centro de um círculo que se funde com as faixetas brancas da bandeira. O círculo branco é o símbolo heráldico da eternidade, porque se trata de uma figura geométrica que não tem princípio nem fim, e na bandeira representa ainda a própria cidade sede do município. No centro deste círculo se insere o Brasão de Armas.