Educadores

Galerias de Imagens > Bandeiras - Municípios Paranaenses > Bandeiras

Planalto

1- O escudo azul, está presente porque todo escudo é usado para proteção contra qualquer forma de agressão. Ele representa a defesa do município.

2- A faixa acima no escudo onde se lê " Trabalho e União" fez constar por conta da paz política que reinava então, O lema exorta os munícipes a colocar acima de qualquer outra coisa, o desenvolvimento de Planalto.

3- Estudando as bandeiras medievais, descobriu que praticamente todos os símbolos da época tinham uma muralha com torres acima do escudo. Eles eram a proteção que os reis tinham em volta de seus domínios. Assim, entendeu que devia colocar a muralha com as torres, representando simbolicamente os planaltenses sempre atentos e vigilantes, protegendo seus domínios. As torres representam a vigilância das fronteiras, ou seja, Realeza, Pérola D´Oeste, Capanema e Argentina.

4- Os ramos ao lado, representam a soja e o feijão, culturas mais plantadas na época somadas ao milho que está representado no desenho no centro do escudo. Essas três culturas eram e ainda são o esteio da economia do município. Finalmente, no desenho central está representado o nosso agricultor, no cultivo da terra, como homenagem aos desbravadores dessa terra e desse povo acolhedor e maravilhoso que são os planaltenses.

A cor azul, representa a beleza desse céu azul que cobre o município. Além é claro, da harmonia de cores.

1- O escudo azul, está presente porque todo escudo é usado para proteção contra qualquer forma de agressão. Ele representa a defesa do município. 2- A faixa acima no escudo onde se lê " Trabalho e União" fez constar por conta da paz política que reinava então, O lema exorta os munícipes a colocar acima de qualquer outra coisa, o desenvolvimento de Planalto. 3- Estudando as bandeiras medievais, descobriu que praticamente todos os símbolos da época tinham uma muralha com torres acima do escudo. Eles eram a proteção que os reis tinham em volta de seus domínios. Assim, entendeu que devia colocar a muralha com as torres, representando simbolicamente os planaltenses sempre atentos e vigilantes, protegendo seus domínios. As torres representam a vigilância das fronteiras, ou seja, Realeza, Pérola D´Oeste, Capanema e Argentina. 4- Os ramos ao lado, representam a soja e o feijão, culturas mais plantadas na época somadas ao milho que está representado no desenho no centro do escudo. Essas três culturas eram e ainda são o esteio da economia do município. Finalmente, no desenho central está representado o nosso agricultor, no cultivo da terra, como homenagem aos desbravadores dessa terra e desse povo acolhedor e maravilhoso que são os planaltenses. A cor azul, representa a beleza desse céu azul que cobre o município. Além é claro, da harmonia de cores.