Educadores

Galerias de Imagens > Bandeiras - Municípios Paranaenses > Bandeiras

Ouro Verde

A bandeira de Ouro Verde foi idealizada e executada pelo heraldista e vexilólogo Reinaldo Valascki, dentro das normas da Heráldica Municipalista Brasileira. Ela se divide em quatro partes, com quatro cores distintas, conforme discriminação abaixo:

São três faixas e um triângulo. 

1- Um triângulo do lado esquerdo em cor amarela (metal ouro).

2- Uma faixa retangular em cor azul (blau), na faixa azul esta aplicada uma estrela, bem no centro da mesma, do lado esquerdo da faixa e do retângulo da bandeira. A estrela é em cor amarela (metal ouro).

3- Uma faixa retangular em cor branco (metal prata), ao centro da mesma vai aplicado o Brasão de Armas Municipal.

4- Uma faixa em cor verde (sinopla) na parte inferior da bandeira.

Simbologia

A bandeira tem quatro cores distintas e tem a seguinte simbologia:

A cor amarela em seu triângulo representa a riqueza e também a confiança que os homens públicos da cidade e do município tem em que resolverão os problemas de Ouro Verde do Oeste, sempre satisfatoriamente e com justiça, pois tem o poder, a autonomia municipal que lhes é outorgada e tem constância nas lutas em benefício de todos os munícipes.

A cor azul (blau) da faixa superior, simboliza o céu azul e ameno que cobre o território municipal e é o símbolo heráldico da justiça, nobreza, elogio, perseverança, zelo, doçura, dignidade, vigilância, perfeição e firmeza incorruptível. (Guelf., 64; Asêncio, 63; Ronchetti, 126).

A cor branca (metal prata) em faixa no centro da Bandeira é o símbolo da paz, da amizade, pureza, inocência, beleza, felicidade, integridade, equidade e a verdade. (Guelfi., 51, e Asêncio, 61).

A cor verde (sinopla) na faixa inferior simboliza a esperança e a fé, representa as campinas, os campos férteis do Município, a área onde viceja a linda e bem cuidada agricultura e as lindas matas no território do Município de Ouro Verde do Oeste.

Na faixa de cor azul (blau) vemos incustrada uma estrela em cor amarela aplicada no seu topo, tem um significado especial, é uma homenagem aos grandes pioneiros e desbravadores, aos fundadores do Distrito e hoje Município de Ouro Verde do Oeste.

(Fonte: SOUZA, Lucimara. Ouro Verde do Oeste

A bandeira de Ouro Verde foi idealizada e executada pelo heraldista e vexilólogo Reinaldo Valascki, dentro das normas da Heráldica Municipalista Brasileira. Ela se divide em quatro partes, com quatro cores distintas, conforme discriminação abaixo: São três faixas e um triângulo. 1- Um triângulo do lado esquerdo em cor amarela (metal ouro). 2- Uma faixa retangular em cor azul (blau), na faixa azul esta aplicada uma estrela, bem no centro da mesma, do lado esquerdo da faixa e do retângulo da bandeira. A estrela é em cor amarela (metal ouro). 3- Uma faixa retangular em cor branco (metal prata), ao centro da mesma vai aplicado o Brasão de Armas Municipal. 4- Uma faixa em cor verde (sinopla) na parte inferior da bandeira. Simbologia A bandeira tem quatro cores distintas e tem a seguinte simbologia: A cor amarela em seu triângulo representa a riqueza e também a confiança que os homens públicos da cidade e do município tem em que resolverão os problemas de Ouro Verde do Oeste, sempre satisfatoriamente e com justiça, pois tem o poder, a autonomia municipal que lhes é outorgada e tem constância nas lutas em benefício de todos os munícipes. A cor azul (blau) da faixa superior, simboliza o céu azul e ameno que cobre o território municipal e é o símbolo heráldico da justiça, nobreza, elogio, perseverança, zelo, doçura, dignidade, vigilância, perfeição e firmeza incorruptível. (Guelf., 64; Asêncio, 63; Ronchetti, 126). A cor branca (metal prata) em faixa no centro da Bandeira é o símbolo da paz, da amizade, pureza, inocência, beleza, felicidade, integridade, equidade e a verdade. (Guelfi., 51, e Asêncio, 61). A cor verde (sinopla) na faixa inferior simboliza a esperança e a fé, representa as campinas, os campos férteis do Município, a área onde viceja a linda e bem cuidada agricultura e as lindas matas no território do Município de Ouro Verde do Oeste. Na faixa de cor azul (blau) vemos incustrada uma estrela em cor amarela aplicada no seu topo, tem um significado especial, é uma homenagem aos grandes pioneiros e desbravadores, aos fundadores do Distrito e hoje Município de Ouro Verde do Oeste. (Fonte: SOUZA, Lucimara. Ouro Verde do Oeste