Educadores

Transtornos Globais do Desenvolvimento

Educação básica :: Educação especial :: Transtornos Globais do Desenvolvimento

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento representam uma categoria na qual estão agrupados transtornos que têm em comum as funções do desenvolvimento afetadas (BRASIL, 2010).

Nessa categoria, em conformidade com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Especial (2008), estão incluídos os estudantes com diagnóstico médico de Autismo, Síndrome do Espectro Autista (Asperger), Transtorno desintegrativo da infância (psicose) e Transtorno invasivo sem outra especificação.

É significativo ressaltar que na edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM V (2014) foi suprimida a classificação por subtipos e proposta a categoria diagnóstica do Transtorno do Espectro do Autismo, porque a comunidade científica considerou que o transtorno autista, o transtorno de Asperger e o transtorno invasivo do desenvolvimento sem outra especificação não são desordens distintas, mas partem de um transtorno único e contínuo, de médio a severo prejuízo, nos domínios da comunicação e dos comportamentos\interesses restritos e repetitivos.

ícone atendimento
Formas de
Atendimento


ícone cismeep
Cismeep
ícone documentos oficiais
Documentos Oficiais



ícone escola interativa
Escola Interativa
ícone filmes
Filmes



ícone Grupo de Trabalho Interdepartamental Transtornos Disruptivos
Grupo de Trabalho Interdepartamental Transtornos Disruptivos
ícone outros materiais
Outros Materiais



ícone sugestões de livros
Sugestões
de Leitura
Recomendar esta página via e-mail: