Educadores

Sabáudia

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino


Municípios paranaenses >> S >> Sabáudia

A cidade de Sabáudia surgiu às margens da Estrada da Boiadeira, que foi aberta a mando do Interventor Manoel Ribas no ano de 1939 e demandava de Arapongas até a Colônia Paranavaí.

Sabáudia foi a primeira povoação que se formou no interior do município de Arapongas, e foi colonizada pela Companhia de Terras Norte do Paraná. A publicidade feita pela companhia sobre os predicados do lugar, atraiu muita gente à nova povoação, que adquiriu lotes rurais, dispondo-se a derrubar a mata e plantar café.

Outros tantos preferiram a cidade: muitos comerciantes disputavam o melhor ponto para se estabelecerem. Neste contexto o núcleo cresceu e se firmou social e economicamente. Sabáudia é nome dado pelo engenheiro Wladmir Babkov, da Companhia de Terras e se constituiu em homenagem a homônima cidade italiana, fundada pelo governo fascista e assim denominada em veneração à Casa de Sabóia (Sabáudia no latim medieval).

Criado pela Lei Estadual nº. 253, de 26 de novembro de 1954, e instalado em 26 de novembro de 1956, foi desmembrado de Arapongas.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: