Educadores

Porto Amazonas

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino


Municípios paranaenses >> P >> Porto Amazonas

No final do século XVIII e início do século XIX, Porto Amazonas foi passagem das tropas vindas da região sul, o local era chamado de Caiacanga. No final da década de 1870, o Senhor Amazonas de Araújo Marcondes organizou uma empresa de transporte fluvial, a qual foi a primeira a cortar as águas do Rio Iguaçu. O Coronel tornou-se um semeador de progresso do vale do Rio Iguaçu e fundador de várias cidades, assim como Porto Amazonas.

Paralelamente a navegação, que estava crescendo em ritmo acelerado, surgia à ferrovia que encurtava os caminhos e facilitava a comunicação com outras localidades.

Porto Amazonas hoje é conhecida como a Terra da Maçã, pois é o 2º maior produtor do Estado do Paraná, proporcionando muitas divisas ao município. Também há 18 anos acontece a tradicional Festa da Maçã, que é um evento que atrai visitantes de diversas regiões

 A 10 de outubro de 1947, em virtude da Lei nº. 02, Porto Amazonas foi elevado à categoria de município e instalado oficialmente a 09 de novembro do mesmo ano, desmembrado de Palmeira.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: