Educadores

Cianorte

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> C >> Cianorte

O município de Cianorte está localizado a noroeste do Estado do Paraná, na região sul do Brasil. Limita-se ao norte com o município de São Tomé; ao sul com os municípios de Tuneiras do Oeste e Araruna; a leste com os de Jussara e Araruna; a oeste com os municípios de Indianópolis, Tapejara e Tuneiras do Oeste. A distância de Cianorte a capital, Curitiba, é de 518 km. A área urbana de município é de 6.648.925,56 m2, e está a 530m acima do nível do mar.

A cidade foi fundada a 26 de julho de 1953, pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, na região designada Norte Novíssimo, no vale do rio Ivaí. A cultura do café ocasionou o aumento das cidades e da população do Norte do Paraná em fases marcantes, e deram origem às designações de Norte Velho, Norte Noro e Norte Novíssimo. Cianorte foi elevado a município em 13 de julho de 1955. Seu nome originou-se da sigla da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná que adotou-a para facilitar as comunicações e usa-a também como endereço telegráfico.

No setor econômico é a indústria do vestuário que projeta Cianorte em escala nacional e é responsável pela expansão urbana nos últimos anos. Por isso o município é identificado como “Capital do Vestuário”. Possui dois distritos: São Lourenço e Vidigal. Criado através da Lei Estadual nº. 2.412 de 13 de julho de 1955, e instalado em 15 de dezembro do mesmo ano, foi desmembrado de Peabiru.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: