Currículo da Rede Estadual Paranaense (Crep)

Banner Crep

 

O Crep complementa o já aprovado Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações, trazendo os conteúdos para cada componente curricular em cada ano do Ensino Fundamental.

Essa organização visa  fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, trazendo maior clareza dos conteúdos que darão suporte para o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem, assim como consolidar o trabalho na rede estadual de ensino.

Os conteúdos expressam os conhecimentos que o estudante deve ter se apropriado para prosseguir no seu percurso escolar, atingindo os objetivos de aprendizagem indicados no Referencial.

Decorrentes dos organizadores curriculares de cada componente, os conteúdos chegam à especificidade da aula e facilitam as escolhas metodológicas do professor e os processos contínuos de avaliação. Ao planejar a sua prática docente, o(a)  professor(a) precisa ter claro a relação entre o conteúdo e o objetivo da aprendizagem. Nessa relação, a metodologia, a abordagem, as premissas utilizadas pelo professor e as estratégias serão essenciais para a garantia das aprendizagens preceituadas.

Também ressalta-se que as listagens de conteúdos não inviabilizam as especificidades peculiares e necessárias para atender as diferentes realidades locais e regionais das escolas paranaenses. Essas especificidades devem ser respeitadas e incluídas nas Propostas Pedagógicas Curriculares (PPC).

A organização disposta no Crep também traz uma coluna com códigos específicos aos objetivos do Referencial Curricular do Paraná. Esses códigos foram criados para o estabelecimento sequencial. Além disso, os livros do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) estão organizados com os códigos da BNCC, favorecendo a associação dos conteúdos do livro com a organização dos objetivos. Os códigos podem facilitar o diálogo entre os documentos curriculares de diferentes localidades.

 

 

Observação: O Crep é um instrumento definido para a Rede Estadual de Educação do Paraná. Ele não se aplica às escolas municipais e privadas que pertencem ao sistema de ensino. No entanto, caso a rede municipal de educação e escolas privadas tenham interesse em utilizá-lo na integralidade ou em partes, a Secretaria entende esse interesse como fortalecimento curricular do Estado do Paraná.

 

Processo de Construção e Efetivação

No ano de 2019, a versão preliminar do Crep (anos finais) passou por um processo de consulta pública recebendo contribuições e ajustes. O período de implantação teve caráter preliminar.

Em 2020, o documento curricular passou por novas reformulações com a finalidade de atender às necessidades de melhoria. No mesmo ano, foi aberta nova consulta pública, por meio da qual, os(as) professores(as) da rede tiveram a oportunidade de contribuir para a melhoria do documento.

Em 2021, a Rede Estadual recebe a versão consolidada do Crep (anos finais), como documento curricular orientador da construção da Proposta Pedagógica Curricular (PPC). Separados por disciplinas, os conteúdos facilitam a organização do trabalho pedagógico, bem como as escolhas metodológicas dos  professores(as) e os processos de avaliação que visam alcançar os níveis de proficiência dos estudantes, previstos para cada ano.

 

Componentes Curriculares

 
Arte

Anos iniciais (Versão preliminar)

Anos finais

 
Ciências

Anos iniciais (Versão preliminar)

Anos finais

 
Educação Física

Anos iniciais (Versão preliminar)

Anos finais

 

 
Ensino Religioso

Anos iniciais (Versão preliminar)

Anos finais

 
Geografia

Anos iniciais (Versão preliminar)

Anos finais

 
História

Anos iniciais (Versão preliminar)

Anos finais

 

 
Língua Inglesa
 
Língua Portuguesa

Anos iniciais (Versão preliminar)

Anos finais

 
Matemática

Anos iniciais (Versão preliminar)

Anos finais