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Centro de Avaliação e Orientação Pedagógica - Ceaop

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O Centro Estadual de Avaliação e Orientação Pedagógica tem como finalidade executar os princípios da política educacional paranaense de avaliação no contexto educacional, bem como, realizar orientação pedagógica aos sistemas de ensino, quanto aos encaminhamentos necessários no atendimento pedagógico às necessidades específicas aos estudantes da educação especial e aos estudantes com transtornos funcionais específicos.

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Resolução Conjunta nº 02/2007 Seed/Sesa

Cria o Centro Estadual de Avaliação e Orientação Pedagógica - Ceaop




Identificação das necessidades educacionais especiais no contexto escolar

A avaliação psicoeducacional é um conjunto de procedimentos realizados no contexto escolar com intuito de investigar o processo de ensino-aprendizagem para entender a origem dos problemas de aprendizagem do estudante e propor intervenções pedagógicas. Assim, o processo de avaliação psicoeducacional deve oferecer informações relevantes para conhecer as necessidades educacionais dos estudantes, seu contexto escolar, familiar e social, bem como avaliar as condições de ensino-aprendizagem e subsidiar mudanças na ação pedagógica do professor, na gestão escolar e na indicação dos apoios pedagógicos adequados.

No contexto educacional paranaense, acontece, nas escolas públicas estaduais, uma avaliação pedagógica que é realizada pelo professor do atendimento educacional especializado da Sala de Recursos Multifuncional (SRM), com a participação da equipe pedagógica, dos professores das disciplinas, do próprio estudante e da família.

O objetivo deste procedimento avaliativo é investigar as variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem, com vistas à compreensão da origem dos problemas de aprendizagem dos estudantes indicados pelos professores das disciplinas, e fornecer as bases para o planejamento de intervenções pedagógicas que respondam às necessidades, tanto em relação à aprendizagem quanto ao desenvolvimento desses estudantes.


Acesse os documentos necessários para o procedimento da identificação das necessidades educacionais especiais no contexto escolar:
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