Conae - Edições anteriores

Conferência Nacional de Educação (Conae) >> Edições anteriores

 

IV Conae 2022 - Etapa Estadual

Conae 2022

O tema da IV Conae foi “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

 

 

 

III Conae 2018 - Etapas Intermunicipal e Estadual

Imagem da conae 2018

O tema da III Conae foi “A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. Em 2013, o Paraná realizou 222 conferências municipais, que resultaram em 18 mil emendas debatidas e discutidas em uma conferência estadual com mais de mil participantes, representando a comunidade escolar, movimentos sociais e entidades. Os resultados foram levados para a Conae 2014, e utilizados na composição do PNE. Leia mais


A Secretaria de Estado da Educação, com vistas à organização das etapas que precederam a etapa nacional, realizou 32 conferências intermunicipais, coordenadas pelos Núcleos Regionais de Educação (NRE), durante o mês de maio. A etapa estadual aconteceu no período de 29 a 31 de agosto, em Curitiba.

Nas etapas das conferências, participaram representantes de toda a comunidade escolar: “As conferências intermunicipais e a conferência estadual vão envolver toda a sociedade no processo de melhoria e fortalecimento do Plano Nacional de Educação. O Paraná continua envolvido na construção de uma educação pública de qualidade para todos os brasileiros”, destacou o chefe do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria da Educação, o Profº Drº Cassiano Roberto Nascimento Ogliari.

Primeira Conferência - Etapa Intermunicipal

 


O Núcleo Regional de Educação de Guarapuava deu início aos debates realizando a primeira Conferência Intermunicipal no dia 4 de maio de 2018, reunindo a comunidade escolar de Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão, Goioxim, Pinhão, Reserva do Iguaçu, Turvo e Guarapuava, sede do evento.

Participaram da solenidade de abertura, representantes do poder público, a meritíssima juíza da vara da infância e adolescência, Rafaela Zarpelon, o promotor de justiça da 6ª promotoria de justiça do ministério público do Paraná, Juliano Marcondes Paganini, o chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, Marlon Douglas Pires, a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Guarapuava, Doraci Senger Luy, o vereador Sérgio Niemes, o vice-reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Osmar Ambrósio de Souza e a diretora interina da Faculdade Campo Real, Professora Patricia Melhem Rosas. O professor Aurélio Bona Jr., da Unicentro, proferiu a palestra de abertura.

O público participante emitiu opiniões, fez questionamentos e propôs emendas ao documento referência, que foram compiladas e foram discutidas na conferência estadual.

 

 

 

Conae 2014 - Etapas Intermunicipal e Estadual

A Conferência Nacional de Educação (Conae) será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. A Conae terá como base para os debates o documento-referência: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação – Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

A participação da sociedade na Conae 2014 está assegurada pela realização de conferências municipais, estaduais e distrital, articuladas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), de acordo com os seguintes eixos temáticos: Leia mais

  • Eixo I - O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação
  • Eixo II - Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
  • Eixo III - Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente
  • Eixo IV - Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
  • Eixo V - Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
  • Eixo VI - Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
  • Eixo VII - Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.