Educadores

Educação em Tempo Integral - Turno Único (ETI)

Educação Integral :: Educação em Tempo Integral - Turno Único (ETI)

A Educação em Tempo Integral - Turno Único, da rede pública de ensino do Paraná, apresenta-se com uma nova lógica na organização do tempo escolar, que garante a formação integral dos sujeitos (ética, cultural, política, estética, física e cognitiva), levando em consideração suas especificidades, sua história e sua cultura.

Objetivo
Ampliar tempos, espaços escolares e oportunidades de aprendizagem, visando à formação integral das crianças, dos adolescentes e dos jovens matriculados nas instituições de ensino da rede pública estadual do Paraná.

Matriz curricular
A proposta da Educação em Tempo Integral - Turno Único (ETI), da rede pública de ensino do Paraná, propõe um currículo integrado, organizado em uma Matriz Curricular, por meio de disciplinas da Base Nacional Comum e disciplinas e componentes curriculares da parte diversificada (Ensino Fundamental) ou parte flexível (Ensino Médio), conforme disposições legais comuns à Educação Básica, cujos fundamentos conceituais, metodológicos e avaliativos possibilitam aprendizagens significativas. O Componente Curricular Eletivo é escolhido e definido pela comunidade escolar, considerando as necessidades e os interesses dos estudantes.

Carga horária
A Educação em Tempo Integral - Turno Único (ETI), ofertada nas instituições de Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública estadual do Paraná, possui carga horária de nove horas/aula diárias, incluindo uma hora de almoço e dois intervalos de 15 minutos, perfazendo uma jornada semanal de 45 horas de efetivo trabalho escolar e atividades pedagógicas, sendo obrigatória a frequência diária dos estudantes em todas as disciplinas e componentes curriculares da Matriz Curricular.

Público atendido
Estudantes do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio matriculados nas instituições de ensino da rede pública estadual do Paraná.

Turmas
A composição das turmas nas instituições de ensino que ofertam Educação Integral ocorre de acordo com a Resolução n.º 4527/2011 – GS/Seed, que fixa o número de estudantes para as instituições de Ensino Fundamental e Médio.

Composição das turmas nas instituições de ensino que ofertam Educação Integral
NÍVEL DE ENSINO ANO/SÉRIE NÚMERO MÍNIMO NÚMERO MÁXIMO
Fundamental 6º e 7º anos 25 estudantes 30 estudantes
Fundamental 8º e 9º anos 30 estudantes 35 estudantes
Médio 1ª, 2ª e 3ª séries 35 estudantes 40 estudantes

Base legal (ordem cronológica)

Recursos de Formação

- Escolas Interativas


- Semana Pedagógica
Semana Pedagógica – 1º Semestre de 2017

- Simpósio realizado em 2017
- Simpósio realizado em 2018

ícone PDF
Lista de instituições

Instituições de Ensino que ofertam Educação Integral em Tempo Integral - Turno Único 2019
Recomendar esta página via e-mail: