Educadores

Educação Escolar Quilombola

Educação básica :: Educação Escolar Quilombola

ilustração da educação escolar quilombolaA Educação Escolar Quilombola tem como base os valores civilizatórios afro-brasileiros, o pertencimento étnico, cultural, histórico e social.
 
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, ela é uma modalidade de ensino com Diretrizes Curriculares Nacionais específicas estabelecidas pela Resolução n.º 08/2012 CNE/CEB, Art. 1º.

Em suma, a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica:
  • organiza o ensino ministrado nas instituições educacionais, fundamentando-se, informando-se e alimentando-se da memória coletiva, das línguas reminiscentes, dos marcos civilizatórios, das práticas culturais, das tecnologias e formas de produção do trabalho, dos acervos e repertórios orais, dos festejos, usos, tradições e demais elementos que conformam o patrimônio cultural das comunidades quilombolas de todo país e da territorialidade;
  • desenvolve-se em unidades educacionais inscritas em suas terras e cultura, requerendo proposta pedagógica própria e formação continuada, respeitando a especificidade étnico-cultural de cada comunidade, observado os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira. Na estruturação e no funcionamento das escolas quilombolas deve ser reconhecida e valorizada sua diversidade cultural.

Conheça mais sobre o tema acessando os ícones abaixo:

ícone artigos, teses e dissertações
Artigos, dissertações e teses

Indicação de leitura

ícone cadernos temáticos
Cadernos Temáticos

Leitura sobre o tema
ícone galeria de fotos
Galeria de Fotos

Conheça as CRQ do Paraná


ícone links interessantes
Links Interessantes

Sugestão de sites para pesquisa
ícone Relatórios
Relatórios

Grupo de Trabalho Clóvis Moura

ícone contatoDepartamento da Diversidade
Coordenação de Educação das Relações Étnico Raciais

(41) 3340-1711
Recomendar esta página via e-mail: