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Educação Escolar Quilombola

Educação básica >> Educação das Relações Étnico Raciais e Escolar Quilombola >> Educação Escolar Quilombola

ilustração da educação escolar quilombolaDe acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, ela é uma Modalidade de Ensino com Diretrizes Curriculares Nacionais específicas estabelecidas pela Resolução n.º 08/2012 CNE/CEB.

Desenvolve-se em unidades educacionais inscritas em suas terras e cultura, requerendo proposta pedagógica própria e formação continuada, respeitando a especificidade étnico-cultural de cada comunidade, observado os princípios constitucionais, a Base Nacional Comum, o Referencial Curricular do Estado do Paraná e o Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP), que complementa o já aprovado Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações.

Para as Unidades Escolares da Rede Pública Estadual, localizadas em território quilombola e para as que atendem estudantes oriundos de territórios quilombolas e das Comunidades Tradicionais Negras paranaenses, é imprescindível que a Equipe Pedagógica, Docentes e Comunidade Escolar estejam familiarizados com o "Referencial Curricular do Estado do Paraná”, o Currículo da Rede Estadual Paranaense, buscando conhecer quais são as mudanças propostas nas disciplinas/componentes curriculares. Essa familiaridade requer um olhar contextualizado para reorganização do Projeto Político Pedagógico e também da Proposta Pedagógica Curricular.

Nesse sentido, é fundamental que as escolas quilombolas e as escolas que recebem estes estudantes, desenvolvam um trabalho na reorganização tanto do PPP como da PPC, considerando o Referencial Curricular do Paraná, na perspectiva dialógica com as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola.

Conforme o Art. 1º a orientação expressa nas Diretrizes é de que o ensino na modalidade da Educação Escolar Quilombola se organize e se consolide a partir da: memória coletiva, das línguas reminiscentes, dos marcos civilizatórios, das tecnologias e formas de produção do trabalho, das práticas culturais, acervos e repertórios orais, festejos, usos, tradições, territorialidade e demais elementos que conformam o patrimônio cultural das comunidades quilombolas de todo o país e da territorialidade. (BRASIL, 2012).

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