Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

IV. Coerência e Coesão no processo do texto

Descritor 22 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

Significados na Adolescência

Uma conversa entre um professor e um jovem adolescente...
O professor prossegue na sua explicação:
- Frutos amadurecem... Fruto maduro quer dizer bom, entendes? Bom quer dizer doce...
Responde o jovem adolescente:
- Então o beijo é maduro?
E o professor:
-Não.
E o jovem adolescente:
- Então... O beijo é doce...
E o professor:
- Beijos são complicados... É melhor falar de frutos. Frutos se podem comer... A comida fala...
E o adolescente determinado nas suas descobertas:
- Seres humanos também falam...
E o professor desanimado:
- Falam... Ai, ai, ai... Vai começar de novo.

Disponível em: <http:/www.luso-poemas.net/modules/new/article.php>. Acesso em 20 abril 2011 (P090566EX_SUP)

(P090566EX) O fato que deu origem a essa história foi

Resposta





GABARITO - D

Este item avalia a habilidade de reconhecer os elementos que compõem uma narrativa. O suporte é uma crônica, gênero familiar a alunos desse nível de escolarização.

A linguagem simples, o texto de curta extensão e a estruturação em forma de diálogo facilita a leitura e a compreensão. O comando solicita que o aluno identifique o conflito gerador da história.

O aluno que optou pela letra A ateve-se à introdução do texto e aquele que optou pela letra B focou no desenvolvimento da história. O estudante que optou pela letra C prendeu-se ao desfecho.

O aluno que fez uma leitura atenta, observando o título e as pistas textuais, optou pela letra D, o gabarito.