Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido

Descritor 19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos estilísticos.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

O macaco perante o juiz de direito

Andavam um bando de macacos em troça, pulando de árvore em árvore, nas bordas de uma grota. Eis senão quando um deles vê no fundo uma onça que lá caíra. Os macacos se enternecem e resolvem salvá-la. Para isso, arrancaram cipos, emendaram-nos bem, amarraram a corda assim feita à cintura de cada um deles e atiraram uma das pontas à onça. Com o esforço reunido de todos, conseguiram içá-la e logo se desamarraram, fugindo. Um deles, porém, não o pôde fazer a tempo e a onça segurou-o imediatamente.

-Compadre macaco, disse ela, tenha paciência. Estou com fome e você vai fazer-me o favor de deixar-se comer.

O macaco rogou, instou, chorou; mas a onça parecia inflexível. Simão então lembrou que a demanda fosse resolvida pelo juiz de direito. Foram a ele, o macaco sempre agarrado pela onça. É juiz de direito, entre os animais, o jabuti, cujas audiências são dadas à borda dos rios, colocando-se ele em cima de uma pedra. Os dois chegaram e o macaco expôs as suas razões.

O jabuti ouviu e no fim ordenou:

- Bata palmas.

Apesar de seguro pela onça, o macaco pôde assim mesmo bater palmas. Chegou a vez da onça, que também expôs suas razões e motivos.

- Bata palmas.

A onça não teve remédio senão largar o macaco que escapou, e também o juiz atirando-se na água.

Disponível em: <http://www.pt.wikisoure.org/wiki/Triste_Fim_ de_Policarpo.../I/II>. Acesso em: 22 fev. 2010. (PO9010OCE_SUP)


(P090102CE) No trecho "... rogou, instou, chorou;..." (linha 9), o emprego dos verbos indica

Resposta





GABARITO - A

Este item avalia a habilidade de compreender o sentido decorrente do uso de recursos estilísticos em um texto. O suporte é um fragmento de um romance, gênero familiar a alunos desse nível de escolarização no ambiente escolar.

O comando solicita que o aluno escolha, entre as opções de resposta, aquela que explica a sequência verbal.

O aluno que acompanhou a sequência narrativa optou pela letra A, o gabarito.

O aluno que optou pela letra B pode não ter compreendido adequadamente o sentido de cada um dos verbos e aquele que optou pela letra C pode ter compreendido de forma decrescente o sentido dos verbos.

O estudante que optou pela letra D compreendeu os verbos como sinônimos.