Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

IV. Coerência e Coesão no processo do texto

Descritor 15 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas pelo uso de elementos linguísticos.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

Quatis roubam a cena em parque

Pedalinho, quadras de futebol, piscina, pista de bicicross. Que nada! A sensação do Parque Ecológico do Tietê, na Penha ( zona leste de São Paulo ) , são os ativos e gulosos quatis.

Na trilha ecológica, as crianças se divertem com os bichos. E os representantes da espécie Nasua nasua são nada "na deles".

Se alguém oferece um salgadinho, os quatis querem logo o pacote inteiro. E não adianta esconder, porque eles têm ótimo olfato. Tayná dos Santos, 14, que diga.

Quando a Folha esteve no parque, no domingo passado, ela disputava com um quati sua mochila incrementada. "É que eu dei uma batata frita para ele e depois guardei o pacote ai dentro", afirmou, rindo muito.

Mas logo relembrou episódios menos felizes. "Quando eu tinha cinco anos, dei uma bolacha e levei uma mordida no dedo. Doeu muito!".

Mais à frente na trilha, famílias domingueiras - o parque recebe cerca de 40 mil visitantes no fim de semana - se divertem com um bando de pelo menos 30 quatis. [...]

Alimentar os quatis traz risco à saúde dos bichos e das pessoas.

A contaminação por raiva é avaliada constantemente nos animais, mas não é possível garantir que o quati não tenha pego a doença recentemente, explica Liliane Milanelo, que coordena o centro de recuperação de animais silvestres do parque.[...].

Segundo a veterinária, se as pessoas não pararem de dar comida aos quatis, os animais poderão ser retirados do local.

Cotidiano. Folha da São Paulo , 31 out. 2010 (P090293ES_SUP)


(P090295ES) No trecho "... se as pessoas não pararem..." (linha 18), a palavra destacada indica

Resposta





GABARITO - B

Este item avalia a habilidade de identificar a relação semântica estabelecida por uma palavra em um texto. O suporte é um fragmento de uma crônica jornalística, gênero familiar a alunos desse nível de escolarização.

O comando solicita que o aluno escolha, entre as opções de resposta, o valor semântico da conjunção em destaque.

O aluno que optou pela letra A pode ter pensado que a oração principal representava a consequência do fato da oração em destaque.

O aluno que seguiu a sequência textual e observou o contexto optou pela letra B, o gabarito.

O estudante que optou pela letra C pode ter pensado que a oração expressava a explicação da fala da veterinária.

O aluno que optou pela letra D pode ter associado a relação entre presente e futuro no período a uma relação de tempo.