Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

IV. Coerência e Coesão no processo do texto

Descritor 12 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

Revolução nos cinemas

Naves saltando da tela, monstros prestes a atacar o público e sensação de estar voando são alguns exemplos de cenas dos filmes em 3D que se tomaram febre nos últimos anos. A cada nova produção, a tecnologia nas salas de cinema fica aprimorada, levando o espectador para mais perto do real. Por isso, investir em películas tem sido a regra em todo o mundo - e sempre dando lucros.
Segundo levantamento da Agência Nacional do Cinema (Ancine) realizado de 1o de janeiro a 2 de setembro de 2010, o filme Shrek para sempre 3D registrou lucro de RS 70,1 milhões - a maior renda bruta dos cinemas brasileiros. A animação teve 779 cópias exibidas em 687 salas em todo o país, para um público de 7,3 milhões de pessoas. (...)
O filme que bateu recorde de bilheterias no mundo todo e aqui no Brasil, de acordo com o Grupo Severiano Ribeiro, foi Avatar 3D, faturando mais de USS 2,5 bilhões. Em terras brasileiras, o filme ultrapassou o posto anterior que pertencia ao filme A era do gelo 3.

TORRES. Bruna Correio Brasiliense. Brasília, quinta-feira. 4 de nov do 2010 Caderno de Artes. p. 14. Fragmento. (P090403ES_SUP)

(P090403ES) Nesse texto, o argumento que sustenta a tese de que "investir em películas tem sido a regra em todo o mundo e dá lucro" é que

Resposta





GABARITO - D

Este item avalia a habilidade de relacionar os argumentos utilizados pelo autor de um texto para sustentar a tese por ele defendida. O suporte é um fragmento de uma reportagem, gênero familiar a alunos deste nível de escolarização.

O comando solicita que o aluno encontre, entre as opções de resposta, aquela que sustenta a tese de que “investir em películas tem sido a regra em todo o mundo e dá lucro”.

Os alunos que optaram pela letra A, 15,3%, possivelmente se ativeram mais à referência ao número de cópias de cada filme, relacionando essa informação à tese do texto.

Os alunos que optaram pela letra B, 13,0%, podem ter se detido na informação que introduz o texto (Naves saltando da tela); enquanto os que marcaram a letra C, 31,7%, possivelmente associaram a tese às informações acerca do realismo dos filmes – estas que estão próximas da tese e conectadas pela expressão “Por isso”. Os alunos que marcaram a letra D, 39,7%, relacionaram a informação do primeiro parágrafo com a ideia geral das seguintes e compreendeu que a segunda, cujo foco é os altos lucros dos filmes, sustenta a primeira, chegando, assim, ao gabarito.