Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

IV. Coerência e Coesão no processo do texto

Descritor 11 - Identificar a tese de um texto.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

Regime, ginástica e cama

A falta de sono adequado é, definitivamente, um fator de risco isolado para o ganho de peso.

A matemática da perda de peso é simples. O consumo de calorias deve ser inferior ao total de energia gasta pelo organismo. Nos últimos cinco anos, porém, uma série de estudos vem demonstrando que um terceiro fator deve ser incluído na equação do emagrecimento - o sono. Como a má alimentação e o sedentarismo, uma sucessão de noites mal dormidas pode condenar ao fracasso qualquer luta contra a balança.
A pesquisa mais recente e uma das mais intrigantes sobre o assunto foi publicada na revista científica americana Annals of Internal Medicine. Conduzida por médicos da Universidade de Chicago, ela demonstrou que, em períodos de pouco sono, a queima de gordura corporal é 55% menor e a perda de massa magra, 60% maior.
"Perder massa magra significa perder músculos, e isso é ruim porque leva à desaceleração do metabolismo e faz com que a pessoa ganhe peso com mais facilidade", diz o endocrinologista Walmir Coutinho, presidente eleito da Associação Internacional para o Estudo da Obesidade. Em outras palavras: dormir pouco favorece o efeito sanfona, a grande questão de quem tenta se livrar dos quilos em excesso.

MAGALHÃES. Naiara. Veja. 20 out. 2010. p. 160. Fragmento. (P090591ES_SUP)

(P090591ES) Nesse texto, a ideia principal defendida pelo autor é que a

Resposta





GABARITO - A

Este item avalia a habilidade de reconhecer a ideia central de um texto. O suporte é um fragmento de uma reportagem, gênero familiar a alunos desse nível de escolarização no ambiente escolar. O comando solicita que o aluno identifique a tese defendida pelo autor.

O aluno que atentou para o conteúdo global do texto, para o título e para o subtítulo optou pela letra A, o gabarito.

O estudante que optou pela letra B compreendeu de forma equivocada uma afirmação feita no texto e aquele que optou pela letra C prendeu-se a uma informação do texto que funciona como argumento, não como a tese. O aluno que optou pela letra D fixou-se no final do texto.