Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

IV. Coerência e Coesão no processo do texto

Descritor 10 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

Regime, ginástica e cama

A falta de sono adequado é, definitivamente, um fator de risco isolado para o ganho de peso.

A matemática da perda de peso é simples. O consumo de calorias deve ser inferior ao total de energia gasta pelo organismo. Nos últimos cinco anos, porém, uma série de estudos vem demonstrando que um terceiro fator deve ser incluído na equação do emagrecimento - o sono. Como a má alimentação e o sedentarismo, uma sucessão de noites mal dormidas pode condenar ao fracasso qualquer luta contra a balança.
A pesquisa mais recente e uma das mais intrigantes sobre o assunto foi publicada na revista científica americana Annals of Internal Medicine. Conduzida por médicos da Universidade de Chicago, ela demonstrou que, em períodos de pouco sono, a queima de gordura corporal é 55% menor e a perda de massa magra, 60% maior.
"Perder massa magra significa perder músculos, e isso é ruim porque leva à desaceleração do metabolismo e faz com que a pessoa ganhe peso com mais facilidade", diz o endocrinologista Walmir Coutinho, presidente eleito da Associação Internacional para o Estudo da Obesidade. Em outras palavras: dormir pouco favorece o efeito sanfona, a grande questão de quem tenta se livrar dos quilos em excesso.

MAGALHÃES. Naiara. Veja. 20 out. 2010. p. 160. Fragmento. (P090591ES_SUP)

(P090593ES) No trecho "... e isso é ruim..." (linha 11), a palavra destacada refere-se à expressão

Resposta





GABARITO - C

Este item avalia a habilidade de identificar a relação estabelecida entre elementos de um texto, reconhecendo o referente de um termo. O suporte é um fragmento de uma reportagem, gênero familiar a alunos desse nível de escolarização no ambiente escolar.

O comando solicita que o aluno escolha, entre as alternativas de resposta, aquela que explicita o referente do termo em destaque.

O aluno que acompanhou a sequência textual e observou o contexto optou pela letra C, o gabarito.

O aluno que optou pelas demais alternativas, A, B ou D, considerou expressões próximas do pronome em destaque, mas que não representam o seu referente no texto.