Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

III. Relação entre textos

Descritor 09 - Reconhecer posicionamento em um ou mais textos que tratam de mesmo tema.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia os textos abaixo:

Novo acordo ortográfico

Texto 1

Texto 2

[...] Dizer que o novo acordo ortográfico é contra o idioma português é algo totalmente errado, a meu ver, dado que a Língua Portuguesa tem vindo a evoluir ao longo dos anos, não é uma língua morta. É impensável para os órgãos de comunicação social manter a escrita "antiga". O maior atentado é mesmo nem saber escrever com o atual idioma português. [...]

David Silva

Eu não sou contra a evolução da Língua Portuguesa. Sou contra este acordo ortográfico a partir do momento que a nossa língua nativa é alterada por causa de outros países lusófonos, o que é ridículo. Acho completamente antipátria.

Quem concorda com o acordo ortográfico tem as suas razões, mas eu pessoalmente não vou alterar a minha ortografia. Só sinto pena e tristeza quando falam no novo ortográfico.

Diogo

Disponível em: <http://www.criticamentefalando.com/2010/20/artigo2286#> Acesso em: 25 fev. 2011. Fragmento. Adaptado: Reforma Ortográfica. (P120036EX.SUP)

(P120036EX) Quanto ao novo acordo ortográfico, esses dois textos apresentam posições

Resposta





GABARITO - B

Este item avalia a habilidade dos estudantes em reconhecer posicionamentos acerca de um mesmo tema. A realização dessa tarefa exige um leitor mais maduro, visto que é preciso realizar a leitura de cada texto separadamente, realizando processo de síntese e de inferência, para, em seguida, articular/confrontar as informações dos textos.

Os alunos que optaram pelas letras A, C, D e E ainda não desenvolveram a habilidade avaliada. Os alunos que marcaram a alternativa A ("semelhantes") parecem ter considerado o tema. Os alunos que optaram pela alternativa C e D podem ter considerado que posições se sustentavam em pontos de vista muito pessoais, sem uma boa fundamentação, chegando a conclusões distintas. Os alunos que elegeram a alternativa E podem ter entendido que, por serem diferentes, os textos traziam informações que se complementam.

Os alunos que marcaram a alternativa B, o gabarito, conseguiram realizar as operações necessárias e perceberam os autores de ambos os textos apresentam de modo bastante claro seus posicionamentos acerca do assunto. No Texto I o autor se manifesta a favor do acordo, condenando aqueles que são contra: "Dizer que o novo acordo ortográfico é contra o idioma português é algo totalmente errado, a meu ver". Enquanto no Texto 2 o autor se posiciona contra, de modo explícito: "Sou totalmente contra este acordo ortográfico".