Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

II. Implicações do suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do texto

Descritor 06 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

Charge sobre pagamento de impostos.

BROWNE. Dik Hagar. o horrível. L&M Pocket. 1997 (P9705BH_SUP)

(P9705BH) Nesses quadrinhos, o cobrador de impostos usa a jaula para

Resposta





GABARITO - B

Este item avalia a habilidade de compreender texto que associa a linguagem verbal à não verbal. A leitura adequada depende da relação que se estabelece entre o texto escrito e as imagens. O suporte é uma tirinha, gênero familiar a alunos desse nível de escolarização.

O comando solicita que o aluno identifique o sentido decorrente do uso da jaula no contexto.

O aluno que optou pela letra A pode ter pensado que a jaula tinha a função de auxiliar o contribuinte. O aluno que atentou para a situação exposta optou pela letra B, o gabarito.

O aluno que optou pela letra C pode ter entendido que havia dinheiro recolhido na jaula. O aluno que optou pela letra D fez uma inferência não autorizada pelo texto.