Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

I. Procedimentos de Leitura

Descritor 02 - Realizar inferência do sentido de uma palavra ou de uma expressão em um texto.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

De onde vêm os sonhos?

Da nossa mente inquieta e criativa. Quando sonhamos, a parte mais racional do cérebro, que comanda todo o seu funcionamento e é o verdadeiro "chefão" da nossa massa cinzenta, adormece. Assim as outras áreas aproveitam para fazer a festa e ficam mais aceleradas. Resultado: partes do cérebro que nunca entram em contato quando estamos acordados passam a interagir e você mistura memórias da infância e situações recentes, que viveu naquele dia mesmo. E, como a parte do cérebro responsável pelos sentimentos também é ativada, é comum você sonhar com cenas muito alegres e se sentir assim - ou o contrário. Ficar apavorada nos pesadelos. Os sonhos duram cerca de duas horas por noite e podem explicar muita coisa sobre você. Olha só!

Capricho 1115, ano 60, n. 2, p. 84. (P090703EX_SUP)

(PO90705EX) Nesse texto, a expressão "fazer a festa" significa

Resposta





GABARITO - D

Este item avalia a habilidade de inferir o sentido de uma expressão de acordo com o contexto em que se insere. O suporte é um fragmento de uma reportagem, gênero familiar a alunos desse nível de escolarização.

O comando solicita que o aluno escolha, entre as alternativas de resposta, o sentido da expressão em destaque.

O aluno que optou pela letra A pode ter associado a ideia de festa a agitação.

O estudante que optou pela letra B interpretou de forma literal a expressão e aquele que optou pela letra C equivocou-se ao interpretar de forma negativa a expressão.

O aluno que recorreu a seu conhecimento linguístico, pois é uma expressão de uso corrente, e retomou o sentido no contexto optou pela letra D, o gabarito.