Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

3º ano do Ensino Médio

VII. Estética Literária

Descritor 21 - Identificar elementos que conferem literariedade a um determinado texto.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

Meus oito anos

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos nâo trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras.
Debaixo dos laranjais!

Como são belos os dias
Do despontar da existência!
- Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é – lago sereno,
O céu - um manto azulado,
O mundo - um sonho dourado,
A vida - um hino d’amor!
[...]

ABREU, Casimiro. Disponível em. <http://www.jornaldepoesia.jor.br/casi.html#meus>. Acesso em: 16 ago. 2012 Fragmento. (L110003E4_SUP)

(L110003E4) A literariedade desse texto é garantida pela

Resposta





GABARITO - E

Este item avalia a habilidade de reconhecer recursos que conferem literariedade a um texto, ou seja, recursos que contribuem para a transformação da realidade por meio da palavra. O que se concretiza pela exploração da metáfora, das alegorias, da verossimilhança, bem como de estruturas específicas.

Os alunos que assinalaram a alternativa A parecem não reconhecer os recursos caracterizadores de uma descrição detalhada, por isso podem ter se guiado pelos versos "Naquelas tardes fagueiras, / À sombras das bananeiras, / Debaixo das laranjeiras".

Os alunos que marcaram a alternativa B parecem desconhecer o fato de que o simples relato não se constitui como marca de literariedade, haja vista a existência da notícia e da reportagem.

Os alunos que optaram pelas alternativas C e D parecem mais distantes de desenvolver essa habilidade, pois não conseguiram perceber que nesse texto não se utilizam antíteses, paradoxos ou prosopopeias.

Os alunos que marcaram a alternativa E, o gabarito, conseguiram perceber semelhança sonora ao final dos versos, o que imprime ao texto um ritmo melódico.