Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

3º ano do Ensino Médio

V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido

Descritor 18 - Reconhecer o efeito se sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

A tristeza permitida

Tristeza é considerada uma anomalia do humor, uma doença contagiosa, que é melhor eliminar desde o primeiro sintoma. Não sorriu hoje? Medicamento. Sentiu uma vontade de chorar à toa? Gravíssimo, telefone já para o seu psiquiatra.

A verdade é que eu não acordei triste hoje, nem mesmo com uma suave melancolia, está tudo normal. Mas quando fico triste, também está tudo normal. Porque ficar triste é comum, é um sentimento tão legitimo quanto a alegria, é um registro de nossa sensibilidade, que ora gargalha em grupo, ora busca o silêncio e a solidão. Estar triste não é estar deprimido.

Depressão é coisa muito séria, continua e complexa. Estar triste é estar atento a si próprio, é estar desapontado com alguém, com vários ou consigo mesmo, é estar um pouco cansado de certas repetições, é descobrir-se frágil num dia qualquer, sem uma razão aparente - as razões têm essa mania de serem discretas. [...]

Tem dias que não estamos pra samba, pra rock, pra hip-hop, e nem pra isso devemos buscar pílulas mágicas para camuflar nossa introspecção, nem aceitar convites para festas em que nada temos para brindar. Que nos deixem quietos, que quietude é armazenamento de força e sabedoria, daqui a pouco a gente volta, a gente sempre volta, anunciando o fim de mais uma dor - até que venha a próxima, normais que somos.

MEDEIROS, Martha. Disponível em <http://pensador.uol.com.br/croncas_de_marta_medeiros_sobre_amor>. Acesso em 12 maio 2011. (P120209RJ_SUP)

(P120280RJ) O trecho "Tem dias que não estamos pra samba, pra rock, pra hip-hop,..." (l. 12) sugere

Resposta





GABARITO - A

Este item avalia a habilidade de reconhecer o efeito provocado pelo uso de uma expressão. Essa habilidade pressupõe a integração entre os elementos textuais e conhecimento de mundo.

Os alunos que assinalaram a alternativa A, o gabarito, conseguiram reconhecer que, no contexto, em questão, o fragmento sugere "abatimento".

Os alunos que marcaram a alternativa B ("agitação") parecem ter considerado a ideia do ritmo.

Os alunos que optaram pelas alternativas C ("confusão") e E ("irritação") escolheram efeitos possíveis, mas não no contexto em questão.

Já os alunos que elegeram a alternativa D parecem ter se detido na enumeração dos ritmos musicais.