Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

3º ano do Ensino Médio

IV. Coerência e Coesão no processo do texto

Descritor 11 - Identificar a tese de um texto.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

Unesco quer que escola ensine a mediar conflitos

Adotado em países como Argentina, Espanha, França e Austrália, a mediação dos conflitos pode entrar na grade curricular das escolas como uma forma de reduzir a violência. A Unesco tem dialogado com o Ministério da Educação nesse sentido. No Rio de Janeiro, pelo menos 20 escolas públicas adotaram a ideia e mantêm projetos que ajudam as crianças a mediar conflitos por meio de conversa. O objetivo é atacar a cultuta da hipermasculinidade que reforça a ideia de que a solução para os conflitos é feita por meio da força. [...]
[...] "É preciso conscientizar os alunos de que existem formas não-violentas de resolução de conflitos", afirma o sociólogo Jorge Werthein, da Unesco. Para ele, a cultura de mediação propicia a prática do diálogo, a resolução de conflitos, diminui o sentimento de insegurança dos alunos, interfere nos níveis de violência e pode contribuir para a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem, [...]"

COLLUCCI, Cláudia. Folha de S. Paulo, 25 jul, 2005. p. C 4. Fragmento. (P090859ES_SUP)

(P090859ES) A tese defendida pelo autor desse texto é que a mediação de conflitos

Resposta





GABARITO - C

Este item avalia a habilidade dos estudantes reconhecerem a tese de um texto. Nesse caso, o suporte apresenta o fragmento de uma reportagem, extraído de uma publicação nacional, voltada principalmente para o público feminino adulto. Essa tarefa pode ser mais ou menos complexa em função do nível de explicitude da tese.

Os estudantes que assinalaram a alternativa A parecem ter se apoiado na informação de que 20 escolas do Rio de Janeiro já adotaram a ideia da Unesco.

A escolha da alternativa B sugere uma leitura pouco acurada do texto, o que levou a uma inferência equivocada.

Os estudantes que marcaram a alternativa C, o gabarito, conseguiram reconhecer a tese que é apresentada logo no primeiro parágrafo.

Os estudantes que optaram pela alternativa D escolheram uma informação que se contrapõe à tese.