Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

3º ano do Ensino Médio

IV. Coerência e Coesão no processo do texto

Descritor 10 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

A herança

Tenho muito carinho pelo meu telefone fixo. E isso desde os tempos em que ele não era chamado de telefone fixo, mas apenas de telefone. Embora eu perceba que ele não seja lá tão fixo assim, já que circula com desenvoltura pela casa toda.

Meu pai não foi homem de muitas posses [...] nunca comprou nada, com raras exceções, nada que pudesse ficar, por exemplo, como herança. Entre as exceções, havia um telefone. [...] Era isso que eu queria dizer. Ganhei de herança do meu pai um telefone. (...)

E é essa linha que eu vejo agora vivendo seus últimos dias. De pouco me serve aquele telefone fixo. Amigos, colegas, parentes, propostas de trabalho, chateações de telemarketing - tudo chega a mim pelo telefone celular.

XEXEO, Artur. Revista O Globo, n. 316, 15 ago. 2010 (P120356ES_SUP)

(P120357ES) No trecho "E isso desde os tempos em que..." o pronome destacado retoma o trecho:

Resposta





GABARITO - A

Este item avalia a habilidade de estabelecer relações entre partes de um texto. Essa habilidade pode apresentar níveis de complexidade que se relacionam, por exemplo, ao tipo de marca linguística utilizada para fazer a retomada, ou seja, trata-se de um pronome pessoal reto ou oblíquo, de um pronome possessivo ou demonstrativo, assim como de uma posição (proximidade do termo retomado), ou de uma substituição lexical, assim como o tipo de informação retomada (ser ou ideia).

De modo bem específico, avalia-se a capacidade de realizar operações de retomada de informação por meio do emprego de um pronome demonstrativo com valor neutro.

Os alunos que assinalaram a alternativa A, o gabarito, conseguiram acompanhar a progressão textual, reconhecendo que o pronome em destaque retoma a ideia presente no período que antecede aquele no qual o pronome se encontra.

Os alunos que marcaram as alternativas B, C, D e E ainda não desenvolveram a habilidade avaliada, pois, apesar de o pronome "isso" poder remeter a algo que lhe segue (referência catafórica), neste item tem-se uma situação de retomada por meio de anáfora. Esses alunos ainda têm dificuldade em acompanhar a progressão das informações no texto e estabelecer relações entre suas partes.