Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

3º ano do Ensino Médio

I. Procedimentos de Leitura

Descritor 05 - Distinguir um fato de uma opinião.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

A arte do ser infeliz

O homem perfeitamente infeliz tem saúde de ferro; check-up e estação das aguas todos os anos; seus males físicos são apenas dois: dor de cabeça (não toma comprimido porque ataca o coração) e azia (não toma bicarbonato porque vicia o organismo).
O pai e o avô do homem infeliz morreram quase aos noventa anos - e ele o diz frequentemente.
Banho frio por principio, mesmo no inverno, e meia hora de ginástica diária.
O homem perfeitamente infeliz julga-se ameaçado: ao norte, pela queda do cabelo: ao sul, pela desvalorização da moeda; [...].
Não empresta dinheiro; não deve nada a ninguém, toma notas minuciosas de todas as despesas; nunca pagou nada para os outros; não avaliza nota promissória nem para o próprio filho; tem manifesto orgulho disso tudo. [...]
Acha-se (e infelizmemente é verdade) insubstituivel em seu trabalho, sem ele, o escritório não anda.
Considera-se o dono de excelente bom humor; em familia, porta-se com severidade, falta de graça e convencionalismo; cita provérbios edificantes e ditos históricos, sua glória é poder afirmar, diante de alguém em desgraça: "Bem que eu te avisei!".

CAMPOS, Paulo Mendes. Balé do pato e outras crônicas. In: Para gostar de ler. V. 24. São Paulo: Ática, 1998. Fragmento. (120270RJ_SUP).

(P120270RJ) Evidencia-se uma opinião do narrador no trecho:

Resposta





GABARITO - D

Este item avalia a habilidade de reconhecer a opinião expressa em um texto. A realização da tarefa solicitada pelo item pressupõe a percepção de que existem palavras e expressões como, por exemplo, verbos, adjetivos, advérbios, que revelam posicionamento. Para isso, foi utilizado um fragmento de uma crônica para a qual é solicitado o reconhecimento da opinião do narrador.

Os alunos que optaram pelas alternativas A, B, C e E ainda não desenvolveram a habilidade avaliada, pois elegeram fragmentos que apresentam apenas fatos.

Os alunos que marcaram as alternativas A e B parecem ter se guiado pela presença do adjetivo "infeliz", contudo esses alunos não perceberam que, nesses casos o adjetivo não revela a opinião. Na verdade, faz parte da identificação, caracterização da personagem "homem perfeitamente infeliz". Enquanto os alunos que optaram pelas alternativas C podem ter considerado a expressão "por princípio", sem, no entanto, terem considerado o contexto global do seu uso. Já os alunos que assinalaram a letra E elegeram uma alternativa que traz uma opinião do personagem a respeito de si mesmo.

Os alunos que escolheram a alternativa D, o gabarito, revelaram já ter desenvolvido a habilidade avaliada pelo item, pois conseguiram perceber que o fragmento apresentado revela a opinião do narrador acerca da personagem.