Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

3º ano do Ensino Médio

I. Procedimentos de Leitura

Descritor 02 - Realizar inferência do sentido de uma palavra ou de uma expressão em um texto.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

Quatis roubam a cena em parque

Pedalinho, quadras de futebol, piscina, pista de bicicross. Que nada! A sensação do Parque Ecológico do Tietê, na Penha (zona leste de São Paulo), são os ativos e gulosos quatis.
Na trilha ecológica, as crianças se divertem com os bichos. E os representantes da espécie Nasua nasua são nada "na deles".
Se alguém oferece um salgadinho, os quatis querem logo o pacote inteiro. E não adianta esconder, porque eles têm ótimo olfato. Tayná dos Santos, 14, que diga.
Quando a Folha esteve no parque, no domingo passado, ela disputava com um quati sua mochila incrementada. "É que eu dei uma batata frita para ele e depois guardei o pacote ai dentro", afirmou, rindo muito.
Mas logo relembrou episódios menos felizes. "Quando eu tinha cinco anos, dei uma bolacha e levei uma mordida no dedo. Doeu muito!".
Mais à frente na trilha, famílias domingueiras - o parque recebe cerca de 40 mil visitantes no fim de semana - se divertem com um bando de pelo menos 30 quatis. [...].
Alimentar os quatis traz risco à saúde dos bichos e das pessoas.
A contaminação por raiva é avaliada constantemente nos animais, mas não é possível garantir que o quati não tenha pego a doença recentemente, explica Liliane Milanelo, que coordena o centro de recuperação de animais silvestres do parque. [...].
Segundo a veterinária, se as pessoas não pararem de dar comida aos quatis, os animais poderão ser retirados do local.

Cotidiano. Folha da São Paulo, 31 out. 2010 (P090293ES_SUP)

(P090294ES) No trecho "A sensação do Parque Ecológico..." (l1-2), a palavra destacada significa

Resposta





GABARITO - B

Este item avalia a habilidade de inferir o sentido de uma palavra. A realização da tarefa proposta por este item pressupõe a capacidade de se relacionar de modo um pouco mais autônomo com textos de gêneros diversos. Além disso, essa habilidade relaciona-se fortemente a conhecimentos prévios que permitirão o estabelecimento dos sentidos possíveis e a posterior seleção daquele que é pertinente ao contexto no qual a expressão foi utilizada.

Os estudantes que marcaram a alternativa B, o gabarito, revelaram já ter desenvolvido a habilidade avaliada, pois conseguiram perceber que, nesse contexto, a palavra "sensação" significa "atração", o destaque do parque.

Os demais estudantes revelaram-se leitores ainda imaturos, pois escolheram alternativas cujas palavras, ao serem colocadas no texto, não fazem sentido.