Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

3º ano do Ensino Médio

I. Procedimentos de Leitura

Descritor 01 - Localizar informações explícitas em um texto.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

Texto 1

Texto 2

Água

Sem água não há vida! Tudo aquilo que cresce, respira, anda, nada ou voa na Terra precisa de água para viver. Os seres humanos são formados por aproximadamente 70% de água, e nós consumimos em média 3 litros de água por dia (por meio da bebida e da comida).
Na nossa vida cotidiana, nós usamos cada vez mais água para as nossas necessidades habituais: cozinhar nossos alimentos, lazer nossa higiene pessoal, lavar nossa roupa e nossa louça. O consumo de água no Brasil vem aumentando ano a ano: de 2003 a 2006, a média de uso de água por habitante aumentou de quase 143 litros por dia para pouco mais de 145 litros, (fonte: Ministério das Cidades, 2007). Em outros países, as pessoas usam ainda mais água: por exemplo, cada francês consome, em média, quase 200 litros de água por dia.

Dicas para economizar água

  • Não deixar a água da torneira escorrer inutilmente.
  • Não abusar das banheiras. Preferir os chuveiros, e tomar banhos curtos.
  • Eliminar vazamentos em vasos sanitários e torneiros.
  • Preferir uma descarga econômica, que consome litros a menos a cada uso. Ao comprar uma lavadora de louça ou de roupa, escolher o modelo que usa menos água.
  • A água evapora muito rápido sob o calor do sol. Se você tem um jardim em casa, aproveite o frescor da manhã ou da noite para regá-lo. Você também pode usar água da chuva.

Ecoguia: guia ecológico de A a Z. Fundação Nicolas Hulot. Apresentação e adaptação da edição brasileira: Martha Argel. São Paulo: Landy Editora, 2008. P.21-22. (P090595ES_SUP)

(POBOS08ES) De acordo com o Texto 2, pode-se economizar seis litros de agua

Resposta





GABARITO – D

Este item avalia a habilidade de localizar informações explícitas em um texto. Para realizar a tarefa solicitada pelo item, é preciso certa autonomia ao se relacionar com textos de gêneros diversos. O texto utilizado para avaliar essa habilidade apresenta linguagem e temática acessíveis aos alunos que se encontram ao final do Ensino Médio.

Os alunos que marcaram as letras A, B ou C ainda não desenvolveram a habilidade avaliada, pois escolheram alternativas que trazem informações acerca de maneiras de economizar água, mas que não correspondem àquela solicitada no comando do item.

Os alunos que assinalaram a alternativa D, o gabarito, conseguiram compreender o que foi pedido pelo comando, voltar ao texto, encontrar informação solicitada e selecionar dentre as alternativas aquela que correspondia à tarefa, revelando já terem desenvolvido a habilidade avaliada pelo item.